Vacinas Combinadas

Vacinas sanofi pasteur disponíveis

As vacinas combinadas (vacinas aplicadas em um ponto único de aplicação e ao mesmo tempo contra mais de um tipo de vírus ou bactéria) apresentam uma série de vantagens em comparação com o uso de vacinas administradas simultaneamente, em diferentes locais.
Dentre essas vantagens, destacam-se:

  • 1. Menor número de injeções;
  • 2. Menos dor e medo;
  • 3. Redução no número de visitas ao médico.
  •  

Fonte:
Weckx LY. Dinâmica do calendário vacinal: administrações combinada, simultânea e seqüencial de vacinas. In: Farhat CK, Weckx LY, Carvalho LHF, Succi RCM, eds. Imunizações, Fundamentos e Prática. 5a ed. São Paulo: Atheneu, 2008. p.112-117.d


Por que devo vacinar meus filhos com uma vacina pertussis acelular?

As vacinas acelulares apenas contêm pequenas porções de Bordetella pertussis, a bactéria que transmite a coqueluche. Esta nova geração de vacinas reduz significativamente as queixas associadas à aplicação de vacinas de células inteiras e a possibilidade de ocorrerem queixas como irritabilidade, sonolência, perda de apetite e febre.

Fonte:
Centers for Disease Control and Prevention. Epidemiology and Prevention of Vaccine-Preventable Diseases (Pink Book). Pertussis. Disponível em: http://www.cdc.gov/vaccines/pubs/pinkbook/downloads/pert.pdf (Acessado em 02/09/2009).

Topo
Por que devo vacinar as crianças contra pólio com uma vacina antipólio injetável?

A vacina contra poliovírus inativados (IPV) é tão eficaz quanto a vacina contra pólio oral. Ultimamente, ela tem sido preferida por já estar combinada com outras vacinas presentes no calendário vacinal.

Fonte:
- Centers for Disease Control and Prevention - Polio Vaccine Questions & Answers. Disponível em: http://www.cdc.gov/vaccines/vpdvac/polio/vac-faqs.htmhttp://www.cdc.gov/vaccines/vpdvac/polio/vac-faqs.htm (Acessado em 02/09/2009).
- Calendário de Vacinação da Criança - Recomendações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm 2010). Disponível em: http://www.sbim.org.br/calendarios.htm. (Acessado em 01/02/2011).
- Calendário Vacinal para Crianças da Sociedade Brasileira de Pediatria 2010. Disponível em: http://www.sbim.org.br/calendarios.htm. (Acessado em 01/02/2011).

Topo
Por que devo aplicar uma vacina combinada contra difteria, tétano, pertussis acelular, poliomielite e Haemophilus influenzae tipo b?

Porque as vacinas quíntuplas asseguram a proteção, diminuindo o número de injeções e melhorando o cumprimento dos esquemas de vacinação. Elas oferecem proteção com apenas uma injeção contra doenças graves incluídas no calendário nacional, como difteria, tétano, coqueluche, doenças invasivas (inclusive meningite) por Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite. Esta vacina também permite a administração da vacina contra hepatite B isoladamente, como recomenda a Academia Americana de Pediatria.

Fonte:
- Weckx LY. Dinâmica do calendário vacinal: administrações combinada, simultânea e seqüencial de vacinas. In: Farhat CK, Weckx LY, Carvalho LHFR, Succi RCM. Imunizações, Fundamentos e Prática. 5a ed. São Paulo: Atheneu 2008. p 115.
- Ministério da saúde. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. 3ª ed. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/livro_cries_3ed.pdf. (Acessado em 02/09/2009).
- Ferreira CT & Silveira TR. Hepatite B. In: Farhat CK, Weckx LY, Carvalho LHFR, Succi RCM. Imunizações, Fundamentos e Prática. 5a ed. São Paulo: Atheneu 2008. p 371.
- Recommended Immunization Schedule for Persons Aged 0–6 Years—UNITED STATES • 2009. Disponível em: http://www.cdc.gov/vaccines/recs/schedules/child-schedule.htm#printable (Acessado em 02/09/2009).

Topo
Meu filho iniciou a vacinação no serviço público. Ele pode passar a tomar esta vacina?

Pode, desde que esteja de acordo com o calendário de vacinação. Por ser uma vacina combinada, o número de injeções e o desconforto para os pais e para o bebê são reduzidos. Com a chegada de novas vacinas, as vacinas combinadas são uma opção interessante para garantir um calendário de vacinação completo, na faixa etária adequada.

Fonte:
Calendário de Vacinação da Criança - Recomendações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm 2010). Disponível em: http://www.sbim.org.br/calendarios.htm. (Acessado em 02/02/2011).

Topo
E se ele participou de todas as campanhas do governo, mesmo assim ainda precisa receber a vacina contra a pólio?

Apesar de a poliomielite ter sido eliminada das Américas, o vírus ainda circula em outros países e pode ser importado por viajantes, sendo essencial manter a população com altos títulos de anticorpos contra os tipos de poliovírus.

Fonte:
Calendário Vacinal para Crianças da Sociedade Brasileira de Pediatria 2009. Disponível em: http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=2619&tipo_detalhe=s. (Acessado em 01/10/2009).

Topo
Hoje eu não escuto mais falar de coqueluche como ouvia falar no passado, mesmo assim ainda preciso vacinar meu filho em idade pré-escolar?

Sim, porque existem casos leves de coqueluche, muitas vezes atípicos, que podem ser diagnosticados apenas como uma tosse leve. Mesmo assim a criança transmite a doença para seus contatos. Vacinar a criança em idade escolar, além de protegê-la, é uma forma solidária de proteger irmãos menores que ainda não estão com o esquema de vacinação completo ou que ainda não iniciaram a vacinação.

Fonte:
Ministério da Saúde. Vigilância em saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1546 Acessado em 01/10/2009.

Topo

Não consegue acessar sua conta?

Preencha no campo abaixo com o endereço de email ou seu CPF/CNPJ que está cadastrado em nosso sistema. Dentro de alguns minutos sua senha estará chegando para você.

Os campos sinalizados são de preenchimento obrigatório. Email inválido
(somente números)

Não consegue acessar sua conta?

Em breve você receberá sua senha por e-mail.

Não consegue acessar sua conta?

Ocorreram problemas, tente mais tarde.

Senha alterada com sucesso.

Ocorreram problemas, tente mais tarde.

Os campos sinalizados são de preenchimento obrigatório.
Campos de senhas devem ser iguais.
(Apenas números)

Calendário de Vacinação do Prematuro

499kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação do Prematuro

Calendário de Vacinação da Criança

507kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação da Criança

Calendário de Vacinação da Criança

507kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação da Criança

Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso

497kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso

Calendário de Vacinação da Mulher

499kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação da Mulher

Calendário de Vacinação Ocupacional

506kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação Ocupacional

Calendário de Vacinação 2009 - 2010 SBP

291kb Formato: PDF Download
Calendário de Vacinação 2009 - 2010 SBP